Desenhando passo a passo croqui masculino

Muitas pessoas me perguntam se eu faço ou fiz algum curso de desenho, e a resposta é não. Tive aula de artes na no primário, ginásio, colegial, e agora tenho aula na própria faculdade apenas.
Hoje eu vou mostrar como eu faço um croqui masculino, sem regras, só dicas.
O mais legal do desenho de moda é que não existe certo ou errado, você pode desenvolver o seu próprio estilo, aperfeiçoando com luz e sombra, cores, estampas legais, proporções e etc.

Como eu nunca tive aula, sigo o meu próprio raciocínio até deixar o croqui do jeito que eu tinha pensado.
Enfim
O que eu uso:
Papel canson A3, lápis de cor aquarelado, canetinha ponta grossa e ponta fina, pincel, um pote com água, lápis (tanto faz o tipo) e borracha.

1- Bom, eu sempre começo e acabo pela cabeça. Vocês vão entender mais pra frente.

2- É sempre bom “esqueletar” o seu desenho pra ter mais noção em relação a simetria e proporção do corpo.

3- depois do croqui “esqueletado” já podemos começar a esboçar as  peças. No caso do desenho abaixo, um cardigan bem justo, sobreposto por uma camisa simples.

4 –  Apague as linhas a lápis que sobraram para poder pintar. Use um lápis de cor aquarelado contornando as linhas da peça, e por dentro pinte suavemente. Depois é só molhar bem pouquinho o pincel na água e passar sobre o papel. Tente deixar algumas partes mais fortes que as outras, pra dar sombra e profundidade.

5 – Espere secar. Use uma caneta de ponta fina pra aplicar a estampa sobre a pintura do lápis de cor.
Para detalhes use a canetinha de ponta grossa ou fina.

6 – Como eu disse antes, eu começo e acabo na cabeça. Contorne com uma caneta preta ponta fina as linhas do rosto, e depois espere um pouco pra secar a tinta, se não borra . Agora pinte com cuidado com lápis de cor normal ou aquarelado o rosto do croqui.

Pronto, o croqui está feito. Esse outro desenho é da coleção que eu estou criando. As peças vão ficar prontas no final de janeiro de 2011, e vou vender aqui no blog.

74 Comments

Leave a Reply